Entrevista com Ricardo Selling

 Eu não conhecia o trabalho do Ricardo Selling e fiquei encantada pelas suas fotos!
Adoro fotos descontraídas, naturais, divertidas e espontâneas. E pude ver tudo isso no trabalho do Ricardo. Conheçam agora um pouco mais desse profissional genial da fotografia.




 Como e quando a fotografia entrou na sua vida?

   Sempre gostei de fotografia. Desde novo sempre tive uma máquina daquelas compactas de filme e ia trocando por melhores quando podia. Como eu sempre viajei muito, aprendi a tirar fotos de paisagens nos lugares onde eu ia e as fotos foram melhorando. Fiz alguns cursos de fotografia e fui me aperfeiçoando. Aliás isso é uma coisa que mantenho até hoje. Faço pelo menos um curso por ano ou participo de algum evento, quase sempre voltado para casamentos. Cursos de fotografia com os fotógrafos mais renomados do Brasil e do mundo ou cursos de ferramentas que utilizamos para tratar as fotos. Também costumo participar da PhotoImage Brazil, que é uma grande feira de fotografia anual em São Paulo ou do Wedding Brasil, que é um evento também anual e direcionado para fotografia de casamentos.


   
A opção pelo segmento casamento partiu de você? Como isso aconteceu?

   Aconteceu em 2004 durante os preparativos para o meu casamento. Acabei conhecendo um fotógrafo de casamentos, o Cristiano Nunes, que inclusive está trabalhando na organização do Casar Decor 2012. A esposa dele é amiga da minha e ele foi o fotógrafo do meu casamento. Um dia, conversando sobre fotografia, ele acabou me convidando para fazer um teste e fotografar um casamento com ele. O teste deu certo e trabalhei com ele por pouco mais de 2 anos. No fim de 2006 eu me desliguei da empresa dele e iniciei minha "carreira solo".


  
   Qual a importância das redes sociais no mercado de trabalho do fotógrafo?

   Sem dúvida o alcance que uma publicação pode ter e a visibilidade que o trabalho pode ganhar. Além disso, permite que você tenha uma noção exata do seu público alvo e se quiser pode elaborar ações direcionadas a este público. Criei recentemente uma página no Facebook associada ao meu trabalho de fotógrafo. A publicação das fotos da prévia da Layane, que fiz em junho, alcançou 1350 pessoas. Um alcance fantástico! Na semana seguinte recebi o triplo de pedidos de orçamento que costumava receber. As ferramentas administrativas do Facebook ainda me indicam o percentual de homens e mulheres, a divisão por faixa etária e localização geográfica. Uma ferramenta excelente que abre um mundo de possibilidades!





   Qual a importância da busca de uma linguagem fotográfica própria no resultado do seu trabalho e na visão dos seus clientes?


   Fundamental. Tenho alguns amigos que já me disseram ter visto uma foto e ter certeza que era minha e era de fato. Isso me deixa feliz porque mostra um alto nível de maturidade no meu trabalho, coisa que sempre busquei. Minha esposa é a maior testemunha disso. Perdi a conta de quantas vezes cheguei em casa, olhei para as fotos que fiz e achei tudo uma porcaria. :-) Claro que não estava, mas eu achava que poderia melhorar e que ainda não estava de acordo com o que eu queria entregar. Sempre procurei ter esta humildade, exigir de mim mesmo e aprimorar meu produto final. Isso vai contribuindo para trilhar um caminho que acaba levando à construção de um estilo e de uma linguagem própria, melhorando a qualidade do trabalho e abrindo novos horizontes e novas idéias. Sempre gostei de arte e gosto de ver tudo que posso. Sou frequentador assíduo de exposições não só aqui como em todos os lugares onde vou. Viajo bastante e sempre faço questão de visitar os museus. Vejo quadros, esculturas, fotografias, grafites e tudo isso traz uma influência que acaba se refletindo no meu trabalho. E claro, os clientes acabam percebendo isso.


   Quais as suas expectativas para o Casar Decor e qual material você está preparando para apresentar?

   A expectativa é muito grande. Sou um dos pioneiros do Casar Decor, pois participei no ano passado e pude ver o impacto que o evento teve. Esse ano o Casar chega bem mais forte e com mais visibilidade. Isso é fantástico para todos que participam e ajudam a fazer do Casar um evento único. No fim de 2010 resolvi intensificar minha busca por um álbum realmente diferenciado. Sou um cara à moda antiga em alguns aspectos e acho que nada substitui um belo álbum, bem acabado e elegante. Fiz um bom trabalho de pesquisa e encontrei no começo do ano passado os parceiros que eu procurava. Hoje entrego um álbum com acabamento diferenciado, moderno e elegante, feito por uma encadernadora com controle de qualidade aprimorado. Tenho parceria com uma diagramadora fantástica que ganhou esse ano o prêmio de melhor álbum de casamento em um concurso nacional único no gênero. Vou mostrar este álbum e estou separando algumas das melhores fotos que fiz recentemente para expor. Espero que as noivas gostem! :-)



    Ricardo Selling

    Telefone:(61)8133-4477
    E-mail: rselling@gmail.com
    Site: blog.ricardoselling.com.br
    http://www.facebook.com/pages/Ricardo-Selling-Fotografia

4 comentários:

  1. Um trabalho Maravilhoso!!
    Beijossss

    ResponderExcluir
  2. Lindo post! O trabalho desse fotógrafo é excelente!

    ResponderExcluir
  3. Poxa, que bacana saber existem tantos profissionais competentes em Brasília. Muito legal, Ni! Marília www.mariliaeclaudio.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ní, também não conhecia e achei sensacional o que vi aqui!
    Beijo

    ResponderExcluir