A escolha da trilha sonora da cerimônia de casamento


Bom dia noivas,
 
O post de hoje trás dicas muito importantes na hora de definir qual serão as músicas da cerimônia. Convidamos o maestro Daniel Souto de Morais, diretor executivo da Soncietà para nos ajudar a seguir pelo caminho do sucesso nessa escolha. Vamos conferir? 
 
Orquestra Soncietá - Foto Chá das Duas
 
Para que a escolha da trilha sonora da cerimônia de um casamento seja perfeita, alguns pontos devem ser levados em consideração na hora da escolha deste item, como por exemplo:
- qual o local escolhido (casa de festa, praia, igreja)?
- que tipo de grupo contratar (banda, orquestra), um grupo maior ou menor?
- qual o sentimento que os noivos desejam expressar (alegria, introspecção, emoção)?
A dúvida que paira sobre a maioria dos noivos é se o casal deve inovar na trilha sonora ou manter o estilo tradicional. Alguns desejam um casamento clássico, como direito a clarins, trompetes e tantos outros instrumentos orquestrais que dão uma sonoridade especial às sinfonias que fazem parte de muitas gerações, à exemplo da Marcha Nupcial (Mendelssohn ou Wagner), que nunca sairá de moda.
A mistura do clássico com o moderno, todavia, é uma opção que já vem fazendo parte do cenário musical no mercado de eventos. É comum usar a marcha nupcial na entrada da noiva, mudando a canção no meio do percurso. 


Orquestra Soncietà - Foto Chá das Duas


DICAS PARA OS NOIVOS

1) Procure uma empresa que faça consultoria musical, fazendo uma orientação adequada e uma personalização da “playlist”, isto é, a lista das músicas que serão executadas ao longo do casamento. 
2) Esta lista pode e deve ser feita de acordo com o gosto, tipo de instrumento, cantores, bandas / orquestra e estilos musicais prediletos do casal, sendo consideradas músicas que façam parte da história da vida pessoal de cada um, namoro ou de família. 
3) Pense na escolha das músicas como se estivesse planejando uma trilha sonora para um filme, em outras palavras, as músicas não podem ser todas da mesma maneira, assim gerando emoção e fazendo cada momento ímpar.
4) Dê preferência para empresas que façam arranjos exclusivos para as musicas escolhidas, para que vocês não fiquem reféns da lista e que seu casamento seja igual a todos os que você já foi anteriormente. 
5) Cuidado na escolha da música do noivo e da noiva. Se você já tem uma música escolhida e tem certeza que é ela, será difícil mudar a sua ideia. Porém, se você não tem nada em mente ainda, será de bom tom usar algo que seja mais tradicional para que com o passar dos anos, não seja esquecida qual foi a música da sua entrada.
6) Não escolha um grupo inadequado para executar a música do seu casamento, cuidado para que não seja nem grande demais, nem pequeno demais. Leve em consideração a quantidade de convidados que estará presente no local.
7) É essencial que o grupo escolhido seja harmonicamente equilibrado, tendo a presença de pelo menos três elementos: agudo, médio e grave.
8) Conheça a empresa que estará tocando ou tenha boas referências de profissionais, clientes e ex-clientes. Observe se a maioria fala bem ou se acontecesse o contrário.
9) Certifique-se que os seus músicos tenham boa experiência profissional e um currículo adequado para executar as músicas da melhor maneira possível.
10) Por último, mas não menos importante...respeite o local onde estará acontecendo a cerimônia. Em outras palavras, não coloque musicas que ofenda os princípios ou valores. Exemplo, se você for casar na igreja, seja qual religião for, cuidado com as letras das músicas, principalmente se forem em uma língua estrangeira.
Acredito que a chave do sucesso para deixar os noivos mais satisfeitos é transformar o sonho em realidade, traduzindo através da música o que muitas vezes não pode ser dito em palavras.
Orquestra Soncietà - Foto Chá das Duas

Maestro Daniel Souto de Moraes (OMB-DF 1197)



Daniel Souto de Moraes é Bacharel em Regência e Licenciado em Educação Artística, com habilitação em Música, pela Universidade de Brasília (UnB), é Bacharel em Música Sacra, com especialização em Piano, pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (STBNB), em Recife. Em mais de 15 anos em sua experiência como maestro, atuou como regente de vários grupos musicais em igrejas, empresas e faculdades nas cidades de Recife e Brasília. Participou de workshops e cursos nacionais e internacionais no Brasil e no Exterior e em suas atividades musicais, já se apresentou de norte a sul do Brasil, como também em países da América do Sul, América do Norte e Europa.  Atualmente é diretor executivo da Soncietà e Maestro do Coral do Banco do Brasil, Coral do Ministério da Educação e Coral dos Correios.


A SONCIETÀ

É composta por um grupo de músicos profissionais experientes, formados por universidades e escolas de música conceituadas, tendo em sua equipe alguns dos melhores músicos do Distrito Federal, sendo uma das poucas empresas na área da música no Brasil com dois maestros qualificados na liderança.

Na área de consultoria e produção musical tem disponibilidade para qualquer formação instrumental e vocal, capacitados para executar tanto música popular quanto música erudita, fazendo a seleção das músicas e arranjos sob medida com arranjos exclusivos, de acordo com as características da ocasião e investindo tempo para oferecer um serviço único e diferenciado! Oferece também aluguel para sonorização de ambientes internos e externos com equipamentos de última geração.

Na área de ensino, atua com aulas de canto coral, canto, musicalização infantil, piano e workshops de sonorização oferecendo serviço profissional qualificado para atender às exigências do local, atuando em empresas, escolas e igrejas.

Faz parte do acervo musical mais de 7.000 músicas de compositores como J. S. Bach, Mozart, Handel, Beethoven, Mendelssohn, Debussy, Ravel e também brasileiros como Villa-Lobos, Tom Jobim, Pixinguinha, entre outros mais recentes. Contempla em seu repertório ainda trilhas sonoras de filmes, novelas e desenhos animados.

CONTATO

Maestro Daniel Souto de Moraes (OMB DF 1197)

Maestrina Simone Moraes Rezende (OMB DF 8545)

Email: contato@soncieta.com.br

Site: www.soncieta.com.br

Telefones: + 55 61 8151.7098 / 8177.3130 / 3546.8003

CLSW 303, bloco C, Ed. Le Parc, sala 129, Sudoeste, Brasília, DF. 

Esperamos que as dicas tenham sido úteis a escolha de todos os noivos! 
Até amanhã!


0 comentários:

Postar um comentário