Glossário das Flores

Oi pessoal! Se você é uma noiva super antenada, que se aprofunda nas pesquisas ou que, por alguma razão, tem experiência com organização de festas, provavelmente esse post não vai ser grande novidade pra você. Mas se você caiu de paraquedas nesse mundo de casamento e tá perdida com tanta informação esse glossário com certeza vai te ajudar.
Quando a noiva chega num decorador ele começa a falar sobre seu trabalho, mostra seu orçamento e fala o nome de um monte de flores que ele costuma utilizar, ou pior, ele diz que o arranjo conterá flores da estação. Você acha tudo lindo, mas mal consegue opinar porque não faz ideia da diferença entre as flores e da diferença de valores. E no fim não entende porque o fornecedor A cobra X por um arranjo e o fornecedor B cobra 2X. Bom, um dos motivos dessa diferença de valores está justamente nas flores utilizadas. 
O post de hoje vai te mostrar as principais flores utilizadas nos casamentos e qual a melhor estação pra encontrar cada uma ( fato que influencia diretamente no valor da flor). Pronta? Vamos lá!



1. Áster

O Áster é muito utilizado no caminho para o altar. Ele parece mini margaridas e tem o caule fininho e verde. Apresenta bom desenvolvimento em todas as épocas do ano, tolerando bem tanto temperaturas altas e baixas. Segundo os asiáticos ele simboliza o amor.


Foto: Monjardim Noleto
2. Astromélias

Muito utilizadas para compor os arranjos e para buquês, as astromélias podem ser encontradas o ano inteiro e numa enorme variedade de cores. Apesar de parecer "comum" ela dá um charme aos arranjos.




3. Boca de Leão

Pode ser encontrada nas cores rosa, branca, amarela, vermelha, laranja e até roxa. Se dá bem com o calor e pode ser mais sensível em tempo frio. Não é uma flor muito barata, e é preciso uma quantidade grande dela para formar um arranjo exclusivo.



 4. Buxinho

Apesar de não parecer uma flor, porque é verde, ele é sim. E é muito usado em decorações de casamento para compor a passarela até o altar. Ele se adapta bem às mais diversas temperaturas e por isso pode ser encontrado o ano inteiro.



5. Copo de Leite

O queridinho de muitas noivas de Brasília. Junto com o caminho de áster ele forma o par perfeito para a passarela até o altar. Floresce em abundância nos meses mais frios, nos meses mais quentes pode ser encontrado, mas deverá custar mais caro. 


Foto: Monjardim Noleto
6.Cravo

Flor muito conhecida e amada. Sua beleza e sua diversidade de cores o tornam muito utilizado em casamentos. Seu valor é mediano e pode ser encontrado o ano inteiro. 



7. Frésias


Por ser de cultivo delicado, as frésias costumam ser mais caras. Mas sua beleza e sua diversidade de cores fazem com que muitas noivas optem por incluí-las na decoração ou em seu buquê. Pode ser encontrada o ano inteiro.


8. Gérbera

As gérberas, assim como as astromélias, são muito utilizadas para compor os arranjos. Seu custo mais baixo e sua diversidade de cores fazem que sejam a escolha de muitas noivinhas. Além disso, sua aparência que lembra um girassol dá um ar alegre ao arranjo.


9. Gipsófila

Também conhecida como mosquitinho, essa florzinha pequenina é muito utilizada em casamentos. Tanto para compor os arranjos (leia-se dar volume rs) quanto para o caminho até o altar. Há ainda noivas que optam por arranjos completos apenas com essas flores.


10. Hortênsia

As hortênsias são muito desejadas pela maioria das noivas. Sua beleza dá um ar nobre a qualquer decoração, mas seu custo acompanha essa nobreza e ela está longe de ser uma das mais baratas. Ela é super sensível e murcha mais fácil, especialmente no calor. Esse cuidado a mais que o decorador deve ter ao montar os arranjos com ela, faz com que o preço suba um pouquinho mais. Mas, definitivamente elas são inigualavelmente lindas.


11. Lírios

Os lírios são uma versão mais nobre das astromélias, mas eles se parecem muito. Eles não toleram a seca, precisam de irrigação constante. Esse cuidado no cultivo faz com que ele seja mais caro, especialmente nos meses de julho a outubro em que a seca em Brasília é mais severa. As cores mais comuns em cultivo são a alaranjada, amarela, branca, vermelha e rosa, podendo ser mescladas ou não.


12. Lisiantos

Normalmente são encontradas nas cores branca e rosa, mas também podem ser encontradas na cor roxa. Exige um cuidado grande no cultivo, e esse cuidado se reflete no preço. São flores sensíveis ao calor.


13. Orquídeas

Nós poderíamos fazer um post apenas sobre orquídeas, porque são várias espécies diferentes e a maioria é utilizada em casamentos. Mas no geral vamos tentar resumir: lindíssimas e mais caras. Por exigirem cuidado mais especial e porque algumas espécies são mais raras o preço não é dos mais amigáveis. Mas sem dúvida garantem uma beleza ímpar aos arranjos. (Minha experiência: Apenas meu buquê e dois pequenos arranjos na mesa de bolo continham orquídeas, deu um charme e coube no meu orçamento. Se você não tem limites para o gasto com decoração, aposte com fé nas orquídeas.) 



14. Peônias

Somos fã de peônias (quem nos acompanha no instagram @euqueromecasar sabe disso). Elas são lindas, delicadas, diferentes e dão um charme todo especial à decoração e/ou ao buquê.Porém ela não se adapta a climas quentes e por isso é super difícil de ser encontrada, e quando se encontra o preço não é convidativo. 



15. Rosas

As rosas dispensam explicação não é mesmo? Todo mundo conhece. Elas estão presentes em quase toda decoração e buquê de casamento. Seu preço não é o mais barato de todos, mas é sim um dos mais acessíveis. Sua beleza e variedade de cores permitem que ela seja harmonizada com quase toda decoração. Uma dica que damos para dar uma sofisticação à decor e fugir do comum é utilizar rosas em cores variadas (evitando as vermelhas) e dar preferências às abertas, ao invés dos botões fechados.



16. Tulipas

Por último, mas não menos importante, temos as tulipas. Lindas, delicadas e sofisticadas. Dão um toque maravilhoso a qualquer decoração. Porém elas são muito sensíveis ao calor, e precisam de temperaturas mais baixas. Por isso é muito difícil de encontrá-las no verão, porque nessa época elas não só estão mais caras, como costumam estar menores, o que exige uma quantidade bem maior para montar um arranjo. Durante o inverno é possível achá-las em tamanho maior, mas com preço ainda pouco atraente. Porém, elas valem o que custam, são lindas de viver né?!


Chegamos ao fim da lista! Esperamos ter ajudado. Se restou alguma dúvida deixa um comentário que a gente responde. Se acha alguma outra flor merecia compor esse glossário nos avise que a gente atualiza o post.  
Lembre-se que tão importante quanto a escolha das flores é a escolha do profissional que irá montar a decoração. Um bom decorador faz milagres, te ajuda a economizar e garante uma decoração bonita, elegante e que caiba no seu orçamento. 
Por hoje é só.
Beijos e até amanhã!

0 comentários:

Postar um comentário